Como preparei meu PC para trabalhar

1 • Personalizando o ambiente

Trabalhar é muito melhor quando estamos confortáveis. Na internet há vários softwares para personalização do seu Desktop, no meu caso usei o Microsoft Zune theme for Windows XP para dar o ar dark de que tanto gosto, e um wallpaper no wallbase.cc, um excelente site para encontrar wallpapers de qualidade. É importante lembrar que sua área de trabalho tem que estar sempre limpa e organizada, sem muitos ícones.

2 • Pastas mais visitadas

Uma solução pra quando temos que acessar várias vezes ao dia determinadas pastas importantes é criar atalhos no Desktop (Clique com botão direito na área de trabalho > novo > atalho.), tanto na navegação por meio da sua área de trabalho, ou quando precisar chegar até determinada pelo gerenciador de arquivos de algum software na hora de salvar ou abrir algum arquivo. Personalizei os atalhos com icones para facilitar o processo de localização do atalho (Clique com botão direito no ícone do atalho > Propriedades > alterar ícone.).



3 • Bom amigos dévem estar sempre presentes

Aqui uso os mesmos programas e acesso as mesmas pastas a todo momento, para acessar mais rápido esses programas e pastas eu usei o recurso do Windows (que se não me engano tem recursos parecidos em quase todas as ultimas versões) de fixar estes atalhos a barra de tarefas, assim os programas e atalhos para pastas que mais importantes para mim ficam ali, na minha cara, prontos para serem clicados.

4 •  Faça do seu navegador o seu fiel ajudante
Há vários navegadores e  cada um tem a sua preferência levando em consideração as próprias necessidades, eu gosto de usar o Firefox e por isso esta parte do post falará dos recursos que uso nele.


• Visual

Eu precisava de algo que não tirasse minha atenção do conteúdo e limpo, por isso usei um theme preto e cinza chamado NASA Night Launch que combinou com o tema que usei para o Windows XP. No Firefox  você pode  optar por usar Personas, "máscaras" que se aplicam no seu navegador, você pode usar uma com imagem abstrata ou até mesmo um personagem favorito de filme, desenho animado...

•  Favoritos

Mais uma vez volto a falar dos atalhos, no Firefox costumo colocar as páginas de aplicativos e sites que mais uso organizadas em pastas na barra de favoritos (Exibir > Barra de Ferramentas > Barra de Favoritos)

• Add-ons

Costumo usar muito o add-on para Firefox chamado Firebug, com ele eu verifico meu código fonte a procura de erros, este recurso já vem por padrão no Google Chrome. Há também vários outros add-ons do Firefox para download.